História origem, e as vendas
O nome Impala foi usado pela primeira vez para o 1956 Geral de tamanho Motors show car Motorama que deu pistas Corvette-esque de design, especialmente a grade. Pintado verde esmeralda metálico, com um interior branco, o Impalacaracterizado estilo hardtop. Não é conhecido por tersobrevivido. Equipe Clare MacKichan do projeto, juntamente com os designers da Pontiac, começou a estabelecerembalagem básica e dimensões para suas compartilhados1958 a General Motors Um corpo em Junho, o esboço stylingprimeiro que influenciam diretamente o produto Chevroletacabado chamou a atenção do general vice-presidente MotorsStyling Harley Earl em outubro. Sete meses depois, o projeto básico foi trabalhado.
De 1958 a 1996, as vendas do Impala eram superiores a 13 milhões, mais do que qualquer carro de tamanho outro na história do automóvel. As vendas do modelo 1964 ano de1,074,925 unidades (Impala e Impala SS) em que os EUA aindapermanece como um registro. 1965 não ficou muito atrás com1,046,500 unidades. Em 2008, o Impala era o carro mais vendido em sexto lugar no Estados Unidos e teve a distinção de ser o mais vendido sedan placa norte-americana, segundo a Reuters Top 20 Scorecard Veículos best-seller.
Primeira geração (1958)
O Impala foi introduzido em 1958 e posicionado como topo da linha Bel Air cupês e conversíveis. A partir do pilar traseiro pára-brisa, de 1958 Chevrolet Bel Air Impala diferente estruturalmente do Chevrolet típico. Hardtops tinha uma estufa ligeiramente mais curto e mais convés traseiro, dando a impressão de um corpo estendido.
Foi uma mudança da forma de 1955-1957 que era em si um movimento substancial de distância da Chevrolet conservadora dos últimos anos, mais, mais baixos e maior do que seus antecessores. [8] Os tailfins afiadas de 1957 deu lugar a traseira profundamente esculpida pára-lamas. Três lanternas de cada lado se tornaria uma marca Impala enquanto os modelos menores e teve dois vagões apenas um. Especiais cruzou-bandeira insígnias sentou-se acima dos frisos laterais mais brilhantes e molduras de balancim dummy traseiro fender-colheres. 1958 foi o primeiro ano de faróis duplos.
Debaixo deste novo órgão foi um novo chassi. O quadro perimetral tipo-padrão foi abandonado, substituído por uma unidade com trilhos dispostos na forma de uma alongada "X."Chevrolet afirmou que o novo quadro oferecido aumentou a rigidez torcional [9] e permitiu uma menor, mas ainda habitáculo espaçoso. Neste projeto, uma etapa de transição entre a construção tradicional e mais tarde o corpo totalmente unificados / chassis, a estrutura do corpo foi reforçada em vários domínios (principalmente nas soleiras e firewall) para criar um pacote sólido. [10] No entanto, esta moldura não foi tão eficaz em proteger a estrutura interior em um acidente de impacto lateral, como uma moldura de perímetro tradicional.
Com um motor de seis cilindros, um Chevrolet Bel Air Impala começou em 2.586 dólares, enquanto 2.693 dólares comprei um V8. Ao todo, 55,989 conversíveis e 125.480 cupês esporte foram construídos, 15 por cento da produção. Interiores realizou um volante de dois raios e painéis das portas cor da carroçaria com acabamento de alumínio escovado. Nenhuma outra série incluído um conversível. Impala sinalizou a entrada da Chevrolet no campo meados de preço, mesmo que o projeto era menos radical do que o previsto. Além de estilo e desempenho vigoroso, anúncios comercializados a sua "rápida, ansiosos para agradar manuseio que permite que você saiba que você é o chefe."
Nova-para-1957 de injeção de combustível Ramjet continuou a estar disponível como uma opção para o Fogo Turbo-283 V8.1958 Impalas equipados com esta opção são raros e altamente desejáveis, como carros de colecionadores.
Mais longo, mais baixo e mais largo, um tema recorrente, todos Chevrolets tinha full-bobina de suspensão, deslocando as velhas molas de lâminas traseiras. Um novo "Segurança viga" frame tipo-X altura reduzida, sem perda headroom. A 283 cu in (4.640 cc) do motor V8 era agora o padrão, com votos que variaram de 185-290 cavalos de potência. A grande cu-bloco 348 (5.700 cc) Thrust-Turbo V8 era uma opção de motor novo, descendem de um motor de caminhão colocando para fora 250 hp (190 kW), 280 hp (210 kW), ou 315 hp (235 kW). O 1958 Chevrolet Bel Air Impala Chevrolet ajudou a recuperar o número um local de produção neste ano de recessão
Segunda geração (1959-1960)
O 1959 Chevrolet Impala foi radicalmente reformulada partilha bodyshells com low-end e Buicks Oldsmobiles bem como com Pontiac, parte de um movimento economia GM, Chevrolets montou uma distância entre eixos 11/2 polegadas mais longo do que antes. No topo de um novo X-frame chassis, telhados sentou três centímetros mais baixo, e os corpos media mais de dois centímetros mais largo em geral. O tamanho crescente contribuiu para tara aumentou, a tendência mais uma das vezes. Seus tailfins se projetava para fora em vez de para cima. Auto testador Tom McCahill, Mechanix Illustrated de, declarou que decklid um Chevy teve "espaço suficiente para conseguir um Piper Cub." Chevrolet evitado o estilo triple-taillight traseiro este ano com um muito grande, único controverso taillight "gota" de cada lado.
Impala era agora uma série separada, incluindo um hardtop de quatro portas e quatro-porta sedan, bem como o Cupê de Desporto dois-porta e conversível. Desporto Coupes apresentou um teto encurtado e-wrap sobre a janela de volta, prometendo uma "visão traseira virtualmente ilimitado" para complementar o pára-brisas composto curva-novo. O Sport Sedan hardtop tinha um enorme pilar sem janela traseira e "asa voadora" teto. Base de dados V8 foi a transição 283 cu in (4.640 cc), em 185 hp (138 kW) de potência. Fãs de desempenho poderia selecionar 280 cu em saídas para 290 hp (220 kW) - ou voltar para os cu grande bloco 348 em (5.700 cc) V8 até 315 hp (235 kW). Com um V8, o conversível Impala listados em $ 2.967, mas uma versão de seis cilindros salvou o cliente $ 118. Interiores Impala ostentava o seu estado top-of-the-line, oferecendo apoios de braços dianteiro e traseiro, um relógio elétrico, dois pára-sóis deslizantes, e ventipanes manivela operados frente. Um painel de instrumentos, contorno realizada deep-set calibres que residem abaixo capuzes para evitar o ofuscamento. Uma cadeira de poder Flexomatic seis vias era uma nova opção, como foi "Speedminder" (um dispositivo que permitia ao condutor ajustar uma agulha a uma velocidade específica; uma campainha soaria se ele excedeu essa velocidade pré-definida).
Impala 1960 Sport Sedan Hardtop
Os modelos de 1960 criou um look mais conservador do que foi visto nos modelos 1959 e foram simplesmente amenizada um pouco. Estilistas e profissionais de marketing perceberam que a moda fin-e-cromo tinha sobre o seu curso decidiu mudar direção, criando uma mais conservadora face-lift. O efeito foi ajudado pelo restabelecimento três modestas lanternas redondas de cada lado da Impala top-of-the-line. Na frente das entradas de ar narina acima dos faróis foram apagados completamente. Com mais abundância do que cromado ou Bel Airs Biscaynes, Impalas encontrado compradores mais facilmente, com melhor do que 490.000 construído. Impalas exibido nonfunctional entrada de ar colheres, além de uma faixa branca que corre ao longo do pára-choque traseiro. Quatro estilos de corpo disputavam clientes: Hardtop Sport Sedan, Sport Coupe, Convertible Coupe, e de quatro portas Sedan. A Impala Convertible Coupe em 2.847 dólares levou a linha.
Escolhas drivetrain foram ligeiramente reduzidas para sete V8s em 283 - ou 348-cu de tamanho. Top escolha foi o cu 348 em Super Thrust-Turbo Especial, respirando através de triplos de dois barril carburador e usando compressão 11.25:1 e escapamento duplo para colocar para fora 335 hp (250 kW).Versões mais modestas do 348 rendeu 250 a 320 hp (190-240 kW). Os carburados Turbo-Fogo 283 cu in V8 poderia ter ou 170 hp (130 kW) ou 230 cv (170 kW). Injeção de combustível não era mais uma opção em full-size Chevrolets. [8] New à lista de opções foi a velocidade e controle de cruzeiro, a primeira vez que tal dispositivo foi oferecido em um automóvel de baixo preço.
Carros com volante à direita foram feitas em Oshawa, no Canadá, para a Nova Zelândia e África do Sul e montados localmente a partir de kits CKD ou SKD. O painel RHD era uma imagem de espelho do painel Chevrolet 1959 e compartilhada com modelos equivalentes RHD Pontiac.
Terceira geração (1961-1964)
O Impala foi reestilizado na plataforma existente B GM para 1961. O estilo novo corpo era mais remates e quadradão do que os modelos de 1958-60. Modelos cupê esporte caracterizado um "bubbleback" estilo linha do telhado de '61, e um modelo único, o sedan de 2 portas pilares, estava disponível apenas para 1961. Foi ordenado e raramente um colecionador escasso hoje. A rara Super Sport opção (SS) estreou para 1961. Este foi também o último ano do modelo wagon topo estação levará o nome Nomad.
O modelo de 1962 apresentou novo "C" estilo pilar para todos os modelos, exceto o hardtop porta-4. Modelos cupê esporte caracterizado agora o "telhado conversível" styling, compartilhado com outro GM "B" full-size hardtop cupês. Este estilo revelou-se extremamente popular, e contribuiu para a conveniência dos Impalas '62-'64 como colecionáveis. O "excesso" estilo telhado dos sedans foi substituída por uma mais atraente, "C" maior pilar com vidro traseiro envolvente. As opções de motores para 62 se estabeleceram, a 348 polegadas cúbicas (5,7 L) V8 descontinuado e substituído pela potência de freio 340 (250 kW) 409 polegadas cúbicas (6,7 L), o que pode ser encomendado em qualquer transmissão. O 283 pequeno bloco foi ampliado para 327 polegadas cúbicas (5,4 L), que acrescentaram mais opções de motores de pequeno bloco de fãs. The Beach Boys produziram um único hit, "409", referindo-se à Chevy, que se tornou uma canção icônica para estes carros. Impalas novamente caracterizado compromissos interiores, assentos premium plusher, e fora mais cromados, incluindo um de largura total painel de alumínio e cromado para abrigar a unidade de montagem taillight triplo. Super Sport (SS) modelos caracterizado que painel em um especial de alumínio motor de-virou-se, o que também foi usado para preencher os frisos laterais, tornando o SS mais distintivo na aparência.Impala também ganha a station wagon topo após a Nomad Chevrolet está desaparecido. Devido a problemas de confiabilidade, a transmissão automática opcional Turboglide foi interrompida, deixando Powerglide a única transmissão automática disponível até 1965.
1963 Impala SS Hardtop Sport Coupe
Entre colecionadores, o Impala 1963 é o mais popular por seu estilo corpo, porém, foi quase mecanicamente idêntico ao modelo 1962. O estilo do Impala 1963, corpo distintivo tem linhas bem definidas com a frente pontuda e pára-lamas traseiros, que enfatizam o estilo longo e baixo do projeto do carro popular no início dos anos 1960. O painel traseiro taillight era de alumínio, e foi cercada por uma borda cromada com o motor ligado superfície em modelos SS. Escolha do motor foi semelhante ao 62, com o bloco-pequeno 283 polegadas cúbicas (4,6 L) e 327 polegadas cúbicas (5,4 L) V8 as escolhas mais populares. O Sport Sedan apresentou uma nova linha do telhado vincado que provou popular. Um novo painel de instrumentos "coved" era bonito, mas substituiu o indicador de temperatura com luzes "idiota" para as condições do motor quente e fria. Um tacômetro opcional de fábrica foi construída dentro do painel, logo acima do volante. Foi raramente ordenou, mas deu os modelos Super Sport uma sensação extra de esportividade.
Para 1964, o Impala foi levemente reestilizado, revertendo para um look mais arredondado, mais suave. A montagem taillight assinatura teve um "upside-down U" tiras de alumínio em forma de compensação acima das lanternas traseiras, mas as luzes se foram cercados por um painel na cor da carroçaria. O 409-cúbico-polegada (6,7 L) retornado como a opção big-bloco, bem como a configuração do carburador 2X4 para os 425 motores de cavalo-vapor. Modelos SS continuou a apresentar o motor que virou guarnição de alumínio. Rooflines foram transitadas '63 inalterada. Back-up luzes eram padrão. [13]
Automóveis com condução à direita foram feitas na fábrica da GM em Oshawa, no Canadá e, muitas vezes transferidos para o exterior em forma de kit para montagem na África do Sul e Nova Zelândia. Os carros RHD - Chevy ou equivalente Pontiac (construído em frames e usando motores Chevrolet Chevy no Canadá) - Todos os usou uma versão RHD da LHD painel Pontiac 1961.
Quarta geração (1965-1970)
Totalmente remodelado em 1965, o Impala definir um tudo em tempo recorde de vendas anuais da indústria de mais de 1 milhão de unidades em os EUA, que nunca foi superado. Todos os novos full-size Chevys evitado o "X" moldura para um quadro perimetral de largura total, um novo corpo que apresentava curva, vidros laterais sem moldura (para modelos sem colunas), mais acentuada do pára-brisa inclinado, com janelas de ventilação recentemente remodelados, e redesenhado bobina completa suspensão.
1966 Impala SS Conversível
Em 1965 a Chevrolet introduziu o Caprice Impala, exclusivamente como um hardtop de quatro portas. Caprichos recebeu únicos acentos tufados estofados, madeira granulação no painel de instrumentos e especialidade puxa os interiores das portas. Este "halo" modelo também contou com a "Spinner" roda abrange desde o Impala SS, com os "SS" centros logo substituído por um emblema "gravata borboleta" Chevy. O Super Sport do apagão tira traseira guarnição abaixo as lanternas traseiras triplos também foi utilizado, com a "Impala SS" emblema excluído do curso. O Custom Caprice foi reintroduzida como o Chevrolet Caprice em 1966, tendo a primeira posição na linha Chevrolet full-size. As opções de motores incluído o inline seis-cilindro, bem como os V8s famosos de Chevy pequeno--bloco, e big-bloco. Compradores automáticas foi dada a opção de três alcance Turbo recentemente introduzido transmissão Hydra-Matic para o recém-lançado Mark IV motor grande bloco, deslocando 396 polegadas cúbicas. O velho 409 polegadas cúbicas (6,7 L) "W" motor foi interrompido no início do ano modelo 1965, para início de produção '65s tem o 409, bem como 1/10 de 1% tinha o 396 CID bloco grande . Além disso, outros mais tarde construídos carros tinham o 396 polegadas cúbicas (6,5 L) como a opção de bloco grande desvantagem com potência significativa. Two-range PowerGlide, bem como Synchro-Mesh 3 - transmissões manuais e 4-velocidade estavam disponíveis. Como nos anos anteriores, Impalas destaque dentro mais cromados e por fora, com estofos em tufos plissado e painéis das portas. A Impala seria o # 2-venda conversível em os EUA em 1966, com 38.000 vendidos,. Foi batido pelo Mustang quase 02:01 [17]
O modelo 1967 foi redesenhado com maior estilo garrafa de Coca-Cola. As curvas foram os mais pronunciada com as 1967-68 modelos. De acordo com os regulamentos federais, recursos de segurança foram construídas em Impalas durante os 1967 e 1968 anos modelo, incluindo um totalmente dobrável de absorção de energia de coluna de direção, luzes de presença laterais e cintos de ombro para modelos fechados.
Impala 1968 Sport Coupe
O modelo 1968 foi facelifted com um novo front end, o pára-choque traseiro novo alojados triplos "ferradura" lanternas traseiras em forma. 1968 também viu um modelo Impala novo, o Coupe personalizado. Este hardtop de duas portas contou com o teto mesmo formal, como o Coupe Caprice. Foi um enorme sucesso comercial e seria mantido para a direita através de 1976.
Em 1969, a muscular "garrafa de Coca" olhar tinha se tornado passe para full-size Chevys. O Impala 1969 e outro de tamanho Chevrolet tem novas laje lados corpos com uma "curva ascendente" pequena janela no quarto traseiro, dando-lhes uma aparência mais formal. A ênfase foi colocada claramente em fazer a Impala parecer maior, embora mantida a distância entre eixos de 119 "a partir de modelos anteriores. Novos pára-choques dianteiros que embrulhados em torno das lanternas traseiras e grade horizontal do pára-choque traseiro fez parecer mais largo. Janelas Ventless frente foram usados em todos osmodelos. Chevy teve um rudimentar "poder vent" sistema com aberturas no painel de instrumentos, mas não foi o sistema pressurizado, que se tornou padrão em todos os 1971 carros grandes da GM. A abertura janelas havia fornecido excelente ventilação em velocidades de estrada, mas ao despesa de ruído do vento. A sua eliminação dinheiro guardado em cada carro produzido, mantido o interior mais silencioso em altas velocidades, e, sem dúvida encorajado mais marcas de verificação nas folhas de ordem para os de alta de lucro sistemas de ar condicionado que estavam se tornando cada vez mais popular. O interruptor de ignição foi movida a partir do painel de instrumentos na coluna de direção, e quando chave foi removida, o volante e alavanca de mudança estavam trancadas. Todos os carros da GM de 1969, exceto o Corvair recebeu esta mudança, um ano antes dos regulamentos federais. O Sport Coupe tem hardtop uma nova linha de tejadilho de estilo notchback crisply, substituindo o "fastback" pilar C 1967-68. Durante o ano de 1969 modelo de produção Impala Caprice produção superou por 611.000 unidades. O semelhante 1970 Impala tem um facelift menor com um mais convencional por trás da grelha pára-choque substituindo a unidade de wrap-around utilizado em 1969, juntamente com novas lanternas traseiras verticais triplos no pára-choque traseiro. compradores canadenses tem a escolha de um companheiro menor preço para o Sport Coupe Impala, o Bel Air Sport Coupe, que usava o mesmo corpo, mas caracterizado Bel Air cortar.
Automóveis com condução à direita foram fabricados no Canadá para exportação para alguns países, como Austrália, Reino Unido, etc, até 1969. Eles usaram uma versão do painel de instrumentos Impala 1965 até 1969. Modelos australianos foram montadas na Austrália a partir de kits como este imposto diminuído nos carros. Um acordo semelhante aplicada na Nova Zelândia, embora os corpos foram fornecidos a partir de Canadá já soldados, pintados e cortados.
Quinta geração (1971-1976)
A Impala manteve-se modelo da Chevrolet mais vendido com a quinta geração. Um bloco de alto desempenho grande V8 ainda estava disponível sob a forma de o Turbo-Jet 454, que produziu 365 hp em 1971, mas o poder reduziu conforme diminuíram os anos fui junto. O 1971 redesenhado B-corpo seria o maior carro já oferecido pela Chevrolet. O Sport Coupe hardtop continuou a ser oferecido, era um suave declive lembra semi-fastback do estilo "capota" de 1961. Uma transmissão manual de três marchas permaneceu padrão no início do ano, mas na primavera de 1971 todos os carros equipados com V8 full-size GM tem Turbo Hydra-Matic como equipamento standard.Curiosamente, Powerglide permaneceu disponível opcionalmente para os seis cilindros carros até que os modelos 1973.
O modelo 1972 apresenta uma grelha que se estendia abaixo do pára-choques. Motorizações consistiu principalmente de motores V8. A linha 250 seis foi padrão, o V8 350 2bbl tornou-se o motor padrão 1973-1976, com 350 polegadas cúbicas (5,7 L), 400 polegadas cúbicas (6,6 L), 402 polegadas cúbicas (6,6 L) (através de 72) ou 454 polegadas cúbicas (7,4 L). No entanto, o longa-familiar OHV motor de seis cilindros Turbo Thrift continuaram a ser padrão em Sport Coupe e quatro portas modelos sedan pilares até o final do ano modelo 1972. O estilo de corpo best-seller foi o Coupe personalizado. Começando em 1972, todos os motores foram projetados para funcionar com gasolina sem chumbo. 1972 viu o último Impala conversível;. Vendeu 6,456 cópias, colocando em quarto lugar com pouco menos de 9 por cento do mercado, logo atrás do Corvette 6508, à frente de 6401 do Mustang [19]
1973 Impala Coupe personalizado
1973 Chevrolet apresentou um maior, de absorção de choque pára-choque dianteiro devido a novos mandatos federais que exigiam cinco milhas por hora proteção contra impactos (8,0 km / h). Novas lanternas traseiras foram montados no (ainda) pára-choques traseiro convencional. Este foi o primeiro ano do conversível clássico Caprice. Ajustes para a suspensão e quadro deu melhor roadability, de acordo com a gerente geral da Chevrolet John Z. DeLorean. Volantes e painéis de instrumentos foram cor da carroçaria de cores interiores, ao contrário do preto fosco usado em 1971-72.
Em 1974, o pára-choque traseiro foi redesenhado com amortecedores para cumprir as normas atualizadas e novas luzes traseiras foram apresentados. A dianteira também foi refrescado como nos anos anteriores, com uma nova grelha e molduras dos faróis, um painel de novo cabeçalho, e um pára-choques com um drop down seção central. As luzes de marcação voltou-se ao lado dos faróis, mais uma vez. Este foi o único ano dos modelos 1971-1976 da Impala tinha um projeto final diferente do que o clássico frente Caprice, como outros anos usado tanto uma inserção de grade ou ano anterior frente Caprice de distinguir os dois. Os rooflines da Impala coupes também foram revistos. Para 1974, o Coupe personalizado não era mais um hardtop, com vidro traseiro fixo quarto grande e uma espessa coluna B. O Sport Coupe, ainda hardtop um pilar-menos, usado agora maior de vidro roll-down trimestre como o de 1971-73 Coupe personalizado, e teve um estreito, estilo fastback, janela traseira plana. Sedans usado carrocerias de reporte de anos anteriores.
Impala 1974 Sport Coupe Espírito da América Edição limitada
1974 Impala Sedan 4 portas
Um Espírito edição limitada do pacote América foi oferecido em 1974 nos modelos cupê esporte, principalmente pacote de uma aparição, ela trazia pintura corporal branco ou azul, um top de vinil branco completo, estofos em branco com guarnição vermelha ou azul, cintos cor da carroçaria assentos e floormats, capas de rodas especiais, rodas opcionais de rali brancas, esportes de estilo remotos dupla fora de espelhos retrovisores, um vinil corpo de inserção de moldagem lado e vermelho pino striping. Fender Especial e emblemas painel anunciado o pacote para os transeuntes e passageiros. Chevy também ofereceu Nova Vega e Espírito de versões América também.
O Impala 1975 usou um 1974 realizada sobre-Caprice front-end, com um suplemento de grade e mudança emblema. A modelo Caprice foi revisto com um novo front end com uma varrida painel de cabeçalho de volta o estilo dos faróis com baldes recesso, um novo capô, pára-choques e novas. Também em 1975, estofos, painéis das portas eo painel foram revistas como eram o rádio e os gráficos de controle do clima. Velocímetros ler até 100 quilômetros por hora (160 km / h), e acrescentou quilômetros por hora. 1975 estreou oficialmente uma alta energia ou IES sistema de ignição, no entanto, foi instalado em alguns carros 1974 como uma opção de clandestino. Os catalisadores também foram introduzidas como foram várias novas opções, incluindo um pacote de medida Econominder, limpadores intermitentes, e um banco dividido com 50-50 do lado do passageiro reclinável (com uma opção de pano de esporte ou guarnição de vinil). Este foi o último ano do conversível Chevrolet full-size.
Um modelo de Landau disponível para os modelos 1975-1976 apresentou um teto de vinil landau (com uma faixa cromada em todo o telhado), uma escolha de cores de tintas especiais, esportes, estilo remoto dupla espelhos retrovisores externos, coberturas cor da carroçaria, uma roda de moldagem bodyside vinil inserir e pino striping. Dentro havia cintos cor da carroçaria assentos e Floormats. Fender emblemas e painel arredondado para fora do pacote. O modelo de hardtop 2-portas (apelidada de "Sport Coupe") foi interrompido depois de 1975, deixando redesenhado Coupe personalizado, com o seu "B" de largura coluna e vidro traseiro fixo, a apenas 2 portas Impala disponível em 1976. Este estilo de corpo havia sido introduzido para o ano modelo 1974, um precursor para o completo abandono de Detroit de estilos de corpo pilares antes do final dos anos setenta. 1976 Impalas usou um nariz Caprice ano anterior, com uma "caixa de ovo" nova inserção da grade. A Impala tinha faróis redondos, enquanto o Caprice usado os novos quad retangulares.